30 de jul de 2011

Captain America: The First Avenger


Capitão América: O Primeiro Vingador
Ano: 2011
Com quem? Chris Evans (Quarteto Fantástico), Hayley Atwell (A Duquesa), Sebastian Stan (Cisne Negro), Hugo Weaving (Matrix) e Stanley Tucci (Um Olhar no Paraíso).

É sobre o quê?
Steve Rogers é o tipo de cara que tem amor pela nação americana. Quer servir ao exército na guerra contra os nazistas, e tem um bom coração e muita determinação. Só que é baixinho, magrelo, asmático e não lembra em NADA um soldado galã das forças armadas americanas. Então Steve é escolhido pra ser cobaia em um experimento que cria "super soldados", aumentando suas características genéticas e psicológicas. Mais músculos, mais força, mais altura, mais coragem etc. Dotado com essas novas habilidades, Steve está apto e entrar no exército, conquistar Peggy Carter, proteger seu país e se tornar o Capitão América. *boom*

Eu gostei de:
É um filme ótimo em efeitos especiais e roteiro. Quem odeia os Estados Unidos, obviamente vai detestar a maneira como o filme coloca a nação americana no pedestal, mas eu gostei bastante. O filme tem uma estética muito bonita, mostrando o famoso American Way of Life, em cenas que me lembraram o clipe de Candyman, da Christina Aguilera. Achei bem ótimo.
A adaptação do uniforme do Capitão América ficou bem legal. Não é o capacete alado caricato dos quadrinhos, mas o filme não deixa a roupa do herói perder suas características.
Ao contrário do que muita gente tá dizendo, gostei bastante da Hayley Atwell como Peggy Carter. Ficou badass, sem ficar forçado, e representou direitinho o lado mais girl power da década de 40. Gostei demais.

Eu não curti:
Antes de qualquer coisa, nada contra o Chris Evans.

Acho ótimo, rs
Mas não fiquei muito satisfeito com a escolha dele pro papel. Todo mundo já conhece o Chris como o Tocha Humana do Quarteto Fantástico, e de repente ele aparece depilado como Capitão América? Hollywood tá cheia de galãs com peitoral pra atuar no filme, e a escolha poderia ter sido melhor.
Também não gostei muito da maneira como o Caveira Vermelha se revela. Pra quem não sabe, o Caveira é um vilão feio pra porra, e no filme ele usa uma dessas máscaras de silicone com aparência de rosto de gente, rs. Achei meio mal feito, e ficou parecido com aquelas cenas de Scooby Doo, quando a Mistério S.A. captura o vilão e arranca a máscara dele. Bem desse jeitinho, rs.
Também achei ruinzinho de ação. A minha parte favorita nos filmes de herói acabou sendo deixada de lado. O "duelo" final com o vilão foi bem sem graça e nem um pouco emocionante. No fim das contas, Capitão América é mais um filme de guerra do que um filme de herói.

Mas e aí? Vale a pena?
Claro que sim! Capitão América não é um filme avulso. Tudo se junta no ano que vem com a estreia do filme dos Vingadores, e se você também está ansioso pros Vingadores assim como eu, precisa assistir o Capitão América. Afinal de contas, ele é meio que o começo de tudo. Tem até teaser novo do filme no final de Capitão América, mas na minha sessão não passou!  Absurdo.

Você vai gostar se...
Se curte filmes de heróis, se gosta de histórias de guerra e roteiros que misturam fatos da história real com a ficção. No caso, Capitão América se mete no meio do nazismo, transforma o Caveira Vermelha num novo Hitler e tem um final alucinante!

Em uma frase: Tia May sinistra com a metralhadora kk

 
Nota pós-post: Foi difícil escolher a nota pro filme, mas resolvi dar 4 pizzas porque é um ótimo filme, e 3,5 é pouco pra ele. Mas só acho justo deixar dito aqui que Thor (que também ganhou 4 pizzas) é beeeem melhor, rs.

5 comentários:

  1. Ontem me disseram que as cenas de ação são só as do trailer rs... confere?

    ResponderExcluir
  2. Confere, rs.
    Eu esperava mais porrada.

    ResponderExcluir
  3. assisti e não gostei muito.
    PRIMEIRO DE TUDO e não pode ser deixado de fora é que os ombros do chris evans tão uma coisa maluca naquele uniforme.
    mas enfim, de volta ao filme. achei que tem muita pancadaria e efeiitos especiais incríveis, mas ao contrário de outros filmes ótimos do gênero,não faz você se ligar com nenhum personagem. tipo, alguém ficou balançado quando o melhor amigo do capitão morreu? é, nem eu. não tem nada de muito original ou diferente no filme, que faça com que ele se destaque entre os outros tantos filmes de heróis (além do chris hehehe)
    então. se você não levar o filme muito a sério, é bem legal.
    3/5. e thor é mais legal.

    ResponderExcluir
  4. Acho esse filme um tédio só.

    ResponderExcluir