29/07/2011

Winter's Bone

Inverno da Alma
Ano: 2010
Com quem? Jennifer Lawrence (X-men First Class), John Hawkes (Identidade), Garret Dillahunt (A Última Casa), 

É sobre o quê?
Ree é uma menina de 17 anos que mora nas montanhas com a mãe doente e os irmãos mais novos. A família está na miséria desde que o pai foi preso por fabricar drogas. 
Quando o xerife aparece à sua porta dizendo que o pai usou a propriedade como fiança e está foragido (era para ele comparecer a uma audiência), Ree decide procurar pelo pai para apresentá-lo à polícia, antes que a família seja despejada.

Eu gostei de:
O roteiro é muito original. A história em si parece bem simples: a menina procurando o pai traficante pela região (que só tem gente pobre e da mesma laia). Mas o interessante é que podemos perceber que há muita história, muita coisa aconteceu antes dos eventos que são mostrados no filme. Algumas coisas a gente deduz, mas não temos certeza de nada. 

A menina desafia tudo e a todos para defender sua família (e isso é lindo), embora algumas pessoas pareçam querer ajudar, a maioria só olha torto para ela. "E por quê?" a gente pensa. Então rola esse mistério.

A Jennifer Lawrence dá mesmo um show de atuação, o que explica a sua indicação ao Oscar de melhor atriz. A gente toma as dores dela e a cada situação que ela passa dá vontade de chorar (claro que eu chorei algumas vezes... mas não pelo drama da história, e sim pela atuação tão sincera da atriz). Achei o filme lindo.
Os coadjuvantes também são muito bons.

Eu não curti:
É parado. Dá a impressão de que poucas coisas acontecem. Há muitas coisas não explicadas (o que por um lado, torna o filme bem diferente). E algumas atitudes dos personagens parecem não fazer muito sentido também (o que está relacionado ao que eu disse antes).

Vale a pena?
Vale sim! É um bom drama, é uma história bem ... crua. Não tem nada hollywoodiano e tudo parece bem verdadeiro. O roteiro simples/complexo é diferente, interessante, sem ser aquela coisa cult e pedante (sou desses que faz rimas rs). Vale alugar, baixar ou assistir na tv. 

Você vai gostar se...
Você curte dramas simples, sem apelações. Se você gosta de ver mulheres fortes, batalhadoras estilo Brockovich e tal. Se você curte o tema família também. Dá para se emocionar, mas sem que isso acabe com seu dia.

Em uma frase do gueto: Essa mina tem sangue nos zóio, fei.

5 comentários:

  1. Adoro esses filmes com heroínas do dia a dia (?) rs.
    Mina de responsa etc.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é lindo demais!
    Ótima dica pra quem gosta de drama.

    "Dá para se emocionar, mas sem que isso acabe com seu dia."
    Disse TUDO!!!

    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eu sou o bloguiro do Naith Music, Victor Kirsch.
    Eu queria propor uma parceria entre os blogs. O meu blog fala de musica, tem videos, jogos, CDs e etc.
    Caso aceite me envie um email: naith.music@gmail.com ou deixe um comenterio em meu blog.

    Entrem lá: www.naithmusic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Roteiro parece ser BEM original mesmo; e fiquei curioso pra ver a atuação da Jennifer Lawrence.

    Listado.

    ResponderExcluir