28 de ago de 2011

Fight Club

Clube da Luta
Ano: 1999
Com quem? Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button), Edward Norton (O Ilusionista) e Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei).

É sobre o quê?
Um homem desiludido com a vida, que não aguenta mais sofrer de insônia e odeia sua vida miserável, conhece o vendedor de sabão Tyler Durden. Juntos eles descobrem na luta, um jeito de aliviar a pressão da vida e começam a lutar um com o outro toda semana. Assim, só por diversão. Mas outros homens vão se interessando e descobrindo essa nova ~terapia~ e é formado um "Clube da Luta". A fama do clube se espalha, e ele vai abrindo várias filiais pela cidade inteira. Mas é aí que Marla Singer aparece. Uma mulher misteriosa que pode comprometer todo o segredo por trás dos Clubes da Luta.

Eu gostei de:
É difícil falar assim de um clássico, que todo mundo já deve ter visto. Todos os elogios que eu fizer aqui podem ser óbvios demais. Mas, lá vai:
O filme é foda demais. Não tem como discordar. O jeito do David Fincher de fazer cinema é muito diferente do que estamos acostumados, mas mesmo assim ele não é desses malas que fazem filmes ~experimentais~. É um cara mainstream com ideias diferentes.
A construção dos personagens é muito complexa, porém eles são muito bem apresentados. Por mais que pareça loucura o que alguns deles fazem (tipo começar a lutar no meio da rua só pra ficar com a cara toda machucada, rs) nada é absurdo. O roteiro é muito bem amarrado, e vai te puxando até o final, sem que você perceba.
É um filme feito de detalhes. Piadinhas que são jogadas num determinado momento e só vão fazer sentido depois. Cenas que alguns podem achar "desnecessárias" mas são responsáveis por ligar todo mundo na mesma história. Awesome.
O protagonista me lembrou um pouco o Wesley de O Procurado. Aquele jeito inconformado dele, e seus monólogos auto-depreciativos. Um dos principais pelas melhores quotes do cinema, sem dúvida.

"I am Jack's cold sweat"

Helena Bonham Carter também tá ótima. Não tem como não amar o trabalho dessa mulher! Não tem não.


Eu não curti:

Não ha muito o que não gostar. A não ser que você seja desses que tem nervosinho com cenas de sangue. Clube da Luta tem muito sangue, mas isso não foi problema pra mim, rs. Fora isso, nem consigo pensar em nada pra gongar. Screw this!

Mas e aí? Vale a pena?
Se você demorou tanto assim pra assistir (assim como eu, rs) não perca mais tempo! Filme dos bons. Pra ter em casa e ver de novo. Quero fazer isso em breve, pra assistir com a visão de quem já sabe o final, rs. É mais um desses filmes que te faz elaborar teorias sobre o desenrolar das coisas, e filmes que fazem pensar são sempre bons.

Você vai gostar se...
Se gosta de outros filmes do David Fincher (A Rede Social, Benjamin Button, Seven, etc). Se assim como o Vinnie, você curte um ~corpo a corpo~, vai adorar isso aqui. É muita porrada. No sentido literal e no figurado também!

Em uma foto gratuita do Brad Pitt e do Edward Norton:


8 comentários:

  1. I KNOW RIGHT! ESSE FILME É ~ESPETACULAR~

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por vc ter postado esse filme... mas também fico constrangido por saber que vc AINDA não tinha visto rs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou assim como você; demorei pra ver. E acho que vou demorar um pouco mais.
    Só ouço comentários positivos sobre o filme, dizem ser o melhor e tudo mais e eu insisto em enrolar.
    Não posso mais perder tempo.

    ResponderExcluir
  4. Ah mas é sempre assim, quanto mais falam do filme, mais a gente vai enrolando...

    até hoje não vi Avatar por exemplo..

    ResponderExcluir
  5. Como assim você nunca viu Avatar??
    Veja pra postar no blog, porfa!

    ResponderExcluir
  6. AvatazzzzzzzzzzzzzzzZZZROMC

    ResponderExcluir
  7. to sô esperando o Pizza Delivery pra baixar :)

    ResponderExcluir