5 de nov de 2011

Beginners

Toda Forma de Amor
Ano: 2010
Com quem? Ewan McGregor (Trainspotting), Christopher Plummer (UP / Uma Mente Brilhante) e Mélanie Laurent (O Último Dia / Bastardos Inglórios).

É sobre o quê?
Oliver conhece a irreverente e imprevisível Anna alguns meses após a morte de seu pai, Hal. Esse novo amor traz a Oliver muitas lembranças de seu pai, que após 44 anos de casamento, saiu do armário aos 75 anos para viver uma vida gay sem culpa. As consequências da decisão corajosa de Hal, aproximou pai e filho como eles nunca foram enquanto a mãe era viva. Oliver agora usa a história de vida de Hal como inspiração para amar Anna com a mesma intensidade que aprendeu com o pai nos últimos anos de sua vida.

Eu gostei de:
Os personagens são ótimos, e as atuações são melhores ainda! Oliver e Anna são um casal completamente adorável, e no primeiro encontro deles você já se apaixona. Os dois vivem um romance muito diferente. Não é aquela clichezada das comédias românticas, tanto porque o Ewan McGregor não tem pinta de galã (apesar de ser lindo). Mas, por outro lado, os dois não são aquele casalzinho indie, que gosta de literatura, cheios de conflitos e frases prontas. São um casal tão real que nem parece filme! Sabe aquela vida sem muito glamour, de chegar em casa e ter alguém te esperando com fast food no microondas? Eles são assim. Dois lindos.

















O Christopher Plummer é tão protagonista quanto os dois, e o personagem dele é incrível! Pensem que ele interpreta um gay idoso, no armário desde sempre, que descobre a vida depois dos 70, e morre de câncer quando a  vida tá começando a ficar boa. Puta desafio!

O filme é artístico demais. Tem cenas cheias de recortes de figuras, um roteiro muito bem escrito e bastante ~dinâmico~ (dá até pra lembrar daquele comecinho de Amélie Poulain às vezes), e muitas ilustrações. Em Beginners, o McGregor é um artista, e os desenhos que ele faz no filme foram feitos na verdade por Mike Mills, o diretor.

As ex-namoradas de Oliver
No Youtube tem várias animações do Mills nesse estilo, falando sobre a história do amor e a história da tristeza. Essa aqui é uma das minhas favoritas, e fala sobre bundas:



Eu não curti:
Não tem nada que eu não tenha gostado nesse filme. Ele tem de tudo, na medida certa.
Então, vou usar esse espaço pra falar sobre como colocam "amor" em todos as versões brasileiras de títulos de. qualquer. filme.

Mas e aí? Vale a pena?
Claro que sim! É uma pena saber que um filme tão bom quanto esse não vai ter o espaço que merece :( Ele é de 2010, mas só chega no Brasil esse mês. Então, corre pro cinema no dia 18, ou pega um link de download por aí. Beginners tem drama, tem romance, tem #polêmica e um humor bem ácido. Impossível não amar essa delícia.

Você vai gostar se...
Se gosta de arte, de cachorros, essas imagens com citações legais que a gente vê no tumblr e Ewan McGregor!

Em uma cena favorita:



7 comentários:

  1. Vou tentar ver no cinema, fiquei curiosa. ^^

    Ah, tenho uma sugestão. Algum de vocês já assistiu Em busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, com o Johnny Depp e tal)? Eu só fui ver ontem, e amei. >< Se alguém não viu ainda, assistam e falem aqui no blog. :D

    ResponderExcluir
  2. Own, Vinnie!
    Adivinha quem eu estou morrendo para assistir esse filme. Seu "Eu Gostei De:" é tão gigante que vou assistir esse filme logo!
    Incrível o post. :-3

    ResponderExcluir
  3. ah, esse filme é lindo demais mesmo! "You make me laugh, but it's not funny"

    ResponderExcluir
  4. GENTE! EU LI ACHANDO QUE ERA VOCÊ. #meumundocaiu :-o

    ResponderExcluir
  5. Só reconheço quando um post é do Vitor pelas 500 imagens, porque a escrita do Vitor e do Vinnie é beem parecida.

    ResponderExcluir