26/11/2011

The Help

Histórias Cruzadas
Ano: 2011
Com quem? Emma Stone (Amor a Toda Prova), Viola Davis (Solaris), Bryce Dallas Howard (A Vila), Jessica Chastain (A Árvore da Vida) e Octavia Spencer (Quero Ser John Malkovich).

É sobre o quê?
Em 1962 no Mississippi, durante a guerra civil, a jornalista recém formada Skeeter (Emma Stone) sonha em ser uma escritora, e com sua mente revolucionária, tem uma idéia absurda. Numa sociedade onde negros e brancos não podem se misturar, Skeeter decide escrever histórias de empregadas domésticas e juntar em um livro só, todos esses relatos de como elas são mal-tratadas por suas patroas por serem negras, a fim de mudar a mente preconceituosa das pessoas e acabar com a segregação. 

Eu gostei de:
The Help é um filme maravilhoso, em vários aspectos. O roteiro, apesar de simples, é muito interessante. Apesar de tratar de um tema tão sério como a guerra civil, o filme não perde o humor. Tudo é contado com muita ironia, pra deixar a gente pensando "sério que as pessoas já foram assim?".

Vi muitas situações absurdas. Negros usavam banheiros diferentes dos brancos, empregadas domésticas eram tratadas como objetos, filhos de famílias ricas eram criadas pelas empregadas e os pais pouco se importavam. E no meio de tanta injustiça e preconceito, aparece ELA:

Linda <3
A personagem da Emma Stone é inspiradora. Ela é dessas jornalistas engajadas, mas não é daquelas chatas e feministas. Ela tem ideais, tem a cabeça no lugar, e no meio daquele monte de mulheres que só ligam pra aparências ela é diferente de todas. Muito trainwreck.

O destaque na atuação só por conta da Emma. A Viola Davis está sensacional. Uma empregada doméstica com uma carga dramática muito grande, e muitas histórias pra contar. Dá pra ver o sofrimento na cara dela e chorar junto. Eu chorei umas três vezes, rs. No lado ~malvado~, Brice Dallas Howard é uma vilã e tanto. Uma filha da puta que faz a gente sentir raiva da raça humana! E isso é o mais legal desse filme. A gente sente de tudo. Indignação, pena, raiva, tudo!

Eu não curti:
O filme é realmente muito bom (merece 5 pizzas, pra você ver...) mas tem uma situaçãozinha que ficou mal contada. Vou usar nossa tecnologia anti-spoiler pra desabafar, e quem já assistiu pode concordar ou não comigo: [SPOILER]Aquela empregada da Hilly que rouba o anel pra colocar os filhos na faculdade é presa, e enquanto a polícia tá arrastando a mulher pra fora do ônibus, ela só fica berrando ME DÁ A MINHA BOLSA, QUERO A MINHA BOLSA, CADÊ A MINHA BOLSA???? Eu fiquei esperando que essa coisa da bolsa ia dar alguma merda. Mas nem deu em nada. O que tinha na bolsa dela? pra que esse desespero todo? Sei lá, achei estranho.[/SPOILER]

Acho que é só isso rs.

Mas e aí? Vale a pena?
Vale demais! É um filme longo (tem 2h20) mas vale a pena cada minuto, e não fica chato em momento algum. Vale a pena por vários motivos. Pela questão histórica, pelas atuações maravilhosas, pelos dramas vividos pelos negros durante a guerra civil, pela linda da Emma Stone, e por essas duas que são engraçadíssimas quando estão juntas.


Você vai gostar se...
Se gosta de histórias de superação, onde uma pessoa decide mudar o histórico de uma cidade inteira. Se curte a Emma Stone, se estuda jornalismo, ou se gosta de ouvir histórias que empregadas domésticas contam sobre seus antigos patrões.

Em uma frase: EAT MY SHIT.

17 comentários:

  1. Ah vitor, só para avisar, tem alguns erros no post (As ótima atuação não fica ... por exemplo).
    Então, achei o filme muito bom, adorei a personagem da Emma Stone e também fiquei sem entender muito bem a parte em que a mulher é presa e fica perguntando pela bolsa dela, haha.

    ResponderExcluir
  2. OPA, obrigado aí rs.
    Erro arrumado :)

    ResponderExcluir
  3. Vitor, Bryce é com Y. Queria ter visto no cinema, mas não tive tempo. Vou esperar o delivery :3

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei de ver! Realmente vale 5 pizzas. Eu nem percebi que tinha tanto tempo de filme, a história me prendeu do início ao fim! E eu também achei estranho o que você comentou, realmente fiquei pensando sobre depois. Enfim, Belo post!

    ResponderExcluir
  5. louca pra assistir! &-& cadê os links da semana ? n vai sair hj ? :/

    ResponderExcluir
  6. Prontinho. Links já estão lá :D

    ResponderExcluir
  7. WOW, JÁ TINHA VSTO SOBRE ESSE FILME NO TUMBLR, PROCUREI E NAO ACHEI UM LINK PRA DOWNLOAD, MAS GENTE. É COISA DO DESTINO, VOU LÁ JÁ BAIXAR!! PAREACE SER MT BOM E EMMA STONE É UMA LINDA MUITO LINDA.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu amo demais a Emma Stone. Essa mulher atua demais. Ugh.

    Eu achei o filme incrível e nem vi realmente o tempo passar ao assistir :~

    E TE BATI VITOR, chorei quatro vezes e fiquei com o olho aguado três (nem sou sensível rs). Eu achei que o lance da bolsa foi que o anel de repente estava lá dentro e ela queria se desfazer daquilo. Ou só queria manter a bolsa perto mesmo (vai que tinha o pouco do dinheiro que recebe pra ajudar os filhos).Não sei. Também fiquei com dúvida.

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é demais, assisti ontem. Não chorei mas não faltou vontade, rs. O lance da bolsa acho que ela só queria ter o direito de levar a bolsa com ela. Juliana: o anel não tava dentro porque ela foi presa exatamente depois de ter sido vista numa loja de penhores tentando vender o anel.
    Recomendo muito!

    ResponderExcluir
  10. Acho que o negócio da bolsa foi só pra mostrar ela ~reagindo~ e apanhando do policial, mesmo. Pra dar um drama, sl.

    ResponderExcluir
  11. Eu esperava gostar do filme e acabei gostando demais. Não espera chorar e acabei chorando demais.
    Filme lindo, história envolvente, personagens interessantes, atuação boa. Entrou na minha lista de preferidos.

    ResponderExcluir
  12. Hilly bitch.
    Celia, Skeeter, Minny, Aibeleen e Johnny lindos <3

    ResponderExcluir
  13. ESSE. FILME.

    Desaguei. Muitas emoções esse filme, muitas emoções. Quero abraçar várias personagens. E agora também tô cismado com a história da bolsa, mas já tinha até esquecido disso até ler seu post. Acho que não é importante.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que ela só virou aloka da bolsa, porque ela queria ser presa com um pouco de ~~dignidade~~ sei la.

    ResponderExcluir
  15. Achei um absurdo a Bryce Dallas Howard não ter sido indicada!

    ResponderExcluir
  16. O filme vale muito mais que cinco pizzas! kkkkk Perfeito! Tbm fiquei me perguntando o que tinha naquela bolsa! kkkkk

    ResponderExcluir