08/12/2011

The Royal Tenenbaums

Os Excêntricos Tenenbauns
Ano: 2001
Com quem? Gene Hackman (Os Imperdoáveis), Anjelica Huston (A Vida Marinha com Steve Zissou), Ben Stiller (Trovão Tropical), Gwyneth Paltrow (Seven), Luke Wilson (Idiocracy), Owen Wilson (Meia-Noite em Paris), Danny Glover (Máquina Mortífera).

É sobre o quê?
Os filhos de Royal e Etheline Tenenbaum eram prodígios com ideias geniais desde criança. Chas sempre foi um empreendedor e conseguiu uma fortuna desde cedo, Richie foi se tornou um jogador profissional de tênis aos 17 anos e Margot (que é adotada), escrevia peças de teatro e ganhava prêmios desde pequena.

Porém, depois de mais de duas décadas de segredos e mentiras, todos os Tenenbaums se afastaram, principalmente por causa do pai. Quando este inventa uma mentira de que está morrendo, todos os membros da família se reúnem na casa da mãe e voltam a conviver juntos, o que os força a lidarem com seus problemas.

Eu gostei de:
O roteiro, o elenco, a direção...  e a trilha sonora que é de morrer.

O filme é paradinho, mas a forma como é apresentado faz as pequenas coisas parecerem muito interessantes. Tem um pouco de drama, romance e, principalmente, comédia. É engraçado sem precisar de acontecimentos forçados ou piadas prontas, achei muito inteligente. Também tem toda aquela atmosfera indie que dá um toque especial, tudo em tons de bege e cáqui... Agora pareceria meio forçado, mas o filme é de 2001, quando ser hipster ainda era muito cool, né?

A história tem um narrador (o digno Alec Baldwin) e, aos poucos, ele vai nos ambientando e nos fazendo sentir que faz parte da família Tenenbaum.O Gene Hackman, o Ben Stiller e a Gwyneth Paltrow foram os melhores para mim... dramáticos e hilários. Sério mesmo.

MARGOT s2s2 

Eu não curti:
Não consigo nem falar na verdade, porque eu curti o filme inteiro.

Talvez pudesse ter mais uns minutos de duração, para a gente se envolver mais com os personagens... Seria legal se tivesse um drama maior também, para eu chorar mais, rs. Só que a vibe do filme não seria a mesma (dramedy for the win).

E vale a pena?
Claro! Logicamente...rs. Pelo que eu disse, o filme pode parecer meio pretensioso e irritante tentando não ser mainstream etc. Mas juro que não é... o roteiro até foi indicado ao Oscar! É ideal para você ver com os amigos (se eles não forem fãs de Click) ou sozinho. De preferência à tarde, pois pode dar um soninho à noite, não sei. rs.

Você vai gostar se...
Gosta de dessas comédias sarcásticas e com elementos de drama. Se curte roteiros alternativos ou se você gosta desses atores, porque eles estão todos demais.

Bom e se você for o senhor cult/indie//hipster que adora falar: "você provavelmente nunca ouviu falar disso", The Royal Tenenbaums é pré-requisito para você manter a sua fama, rs.

Em uma frase: "I always wanted to be a Tenenbaum"

7 comentários:

  1. ESSE FILME <3 Uma das melhores dramédias que existem.

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo ver esse filme de novo ): passou em algum canal esses dias mas eu não peguei inteiro e eu amava esse filme quando eu era mais novo porque a Margot era foda, KKK mas eu tinha tipo, 12 anos e nem entendi o filme, se pá, vou pesquisar pra ver se vai passar de novo!

    ResponderExcluir
  3. "The Royal Tenenbaums é pré-requisito para você manter a sua fama, rs." HAHAHAHAHHAH

    Assisti o filme achando que ia ser uma comédia horrível e me surpreendi. Vale muito a pena :-D

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha
    Já tinham me falado, mas eu nem vi ainda. Bem, sempre ouvi diversos elogios... Vou tomar vergonha na cara e ver logo essa merda =)

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar o blog pela maneira gostosa como resenha os filmes. Assim, em tópicos, fica muito mais divertido e objetivo. Já tentei fazer algo nessa linha, mas não deu muito certo. Quero ser cinéfilo na próxima encarnação. Hehehe...

    ResponderExcluir
  6. Poxa, obrigado! Elogios são meio escassos então a gente sempre festeja qdo acontece! \o/

    ResponderExcluir