19 de jan de 2012

Interview with the Vampire

Entrevista com o Vampiro
Ano: 1994
Com quem? Tom Cruise (Missão Impossível), Brad Pitt (Queime Depois de Ler), Antonio Banderas (A Pele Que Habito), Christian Slater (O Nome da Rosa) e Kirsten Dunst (Melancolia).

É sobre o quê?
Daniel Malloy é um repórter que, acidentalmente, começa uma conversa com Louis que diz ser um vampiro de 200 anos. Durante uma noite, Louis (Brad Pitt) conta a história de sua vida, desde o momento em que foi transformado por Lestat (Tom Cruise), o vampiro que o ensinou tudo sobre que ele precisava saber sobre a vida de um ~bebedor de sangue~.

Eu gostei de:
Nunca fui muito fã de vampiros. Nunca achei interessante saber sobre eles, e vi poucos filmes sobre o assunto. Mas dessa vez foi diferente. Acho que por ser o primeiro filme com "vampiros de verdade" que eu assisti, fiquei fascinado! Esse é um dos favoritos do Vinnie, e ele sempre disse que eu precisava assistir. Agora entendo os motivos.

O filme é baseado no livro da Anne Rice (♛ a rainha dos vampiros ♛), e a própria autora escreveu o roteiro. Isso reduz bastante a chance da adaptação ser mal feita (como vemos em muitos casos por aí), e mesmo sem ter lido o livro, dá pra saber que o filme ficou do jeito que a autora imaginou.

Não é um filme que dá medo. Mas sabe aquele frio na espinha que a gente sente quando alguém assustador aparece? Foi mais ou menos isso. A atuação do Tom Cruise tá fantástica. Ele tem um sorriso sádico, e ao mesmo tempo sedutor, que deixa a gente com frio no estômago. Ele não é bonzinho, não tem pena de ninguém. Ele quer sangue, e faz o que quer pra conseguir. O Brad Pitt, apesar de ser mais inocente, também atua com obsessão. Gostei desses dois juntos.

Mas, na minha opinião, Kirsten Dunst é a melhor coisa do filme. Pra mim ela sempre foi a mesma coisa, sem graça, sem sal, chatinha. Mas em Entrevista com o Vampiro, sua personagem Claudia é a criança mais evil que eu já vi! Uma carinha de boneca de porcelana com permanentes por fora, e uma louca por revenge.


Eu não curti:
Como o filme é um pouco antigo, alguns cenários são meio tosquinhos. As vilas e cidadezinhas parecem cenário de novela das 6, e isso meio que quebra a noção de realidade do filme. Eu ficava o tempo todo acreditando fielmente que aquilo tudo era verdade, daí aparecia um vilarejo com meia dúzia de pessoas passeando a ~magia vampiresca~ ia pro ralo.

A maquiagem do Antonio Banderas também é muito zuada HAHA. A gente sabe que ele é moreno e tal, daí jogaram pó compacto na rosto do cara. Daí vocês imaginam a coisa linda que ficou.

O filme só peca nesses detalhes técnicos. Pode ser que eu esteja falando merda, mas se Entrevista com o Vampiro fosse feito exatamente do mesmo jeito mas com a tecnologia/efeitos/maquiagem de hoje, seria animal!

Mas e aí? Vale a pena?
Vale sim. Filmão com ótimas atuações, roteiro bem escrito e um final totalmente excelente. Vale pelo aprendizado sobre a cultura dos vampiros (vi muita coisa que eu não sabia), vale a pena viagem nos 200 anos de vida de Louis, vale pela Claudia e pela oportunidade única de ver Tom Cruise dando um chupão no Brad Pitt, rs.

if i said i want your body now, would you hold it against me???
Você vai gostar se...
Se curte histórias de vampiro (mas se curte DE VERDADE, com certeza já assistiu esse aqui). Se gosta de criaturas fantásticas, tramas com vingança, questionamentos morais e muito sangue.

Em uma constatação: Kirsten Dunst seguiu à risca aquela história de "quando cresce estraga".

13 comentários:

  1. Concordo com praticamente tudo!

    Exceto pela parte do cenário, locações etc. Que eu não achei ruim não, mas isso talvez porque eu vi quando era pivete ainda. Os efeitos são sim ruins, mas considerando que o filme é de quase 20 anos atrás né...

    Eu também não curti o Antonio Bandeiras no filme não... pareceu muito Dracolino pro meu gosto e é um Armand que não tem nada a ver com o do livro. No livro o Armand é loiro e tem um corpo de adolescente, com traços delicados etc. O ideal seria terem colocado tipo o Leonardo Dicaprio pro papel.

    (só que talvez isso fosse um pouco difícil pro público digerir, pq o Armand é todo sedutor etc.)

    Também achei que faltou vc comentar algo que causa muito estranhamento nas pessoas. Que é o amor que todo mundo sente por todo mundo. A Anne Rice foi bem pioneira nesta de colocar sentimentos entre vampiros. E mais ainda por tratar os vampiros praticamente como seres assexuados (Dá pra ver isso nas relações Lestat-Louis, Louis-Claudia, Armand-Louis).

    Embora no filme tenha ficado muito mais sutil que no livro.

    CLAUDIA FOR THE WIN (minha preferida também, foi indicada ao globo de ouro de tão digna).

    Uma curiosidade: A Anne Rice teve uma filha que morreu aos 5 anos de idade. E só depois de publicar o livro que ela se tocou de que a Cláudia foi um reflexo da perda dela.

    Fui pedante? rs

    ResponderExcluir
  2. Não foi pedante. Foi fãzoca, apenas.
    Dracolino é a palavra que eu estava buscando pra descrever o Antonio Banderas e não encontrei, rs.

    E se o Leonardo Dicaprio fosse o Armand, seria difícil pro público digerir ele, Tom Cruise E Brad Pitt num filme só. Imagina :O

    ResponderExcluir
  3. Pois eu digeriria mais fácil que Activia

    ResponderExcluir
  4. ~Preciso rever~


    Só não concordo que a Kirsten Dunst. Ela tem tantos filmes bons quando cresceu... HAHAHAHA
    01 linda :-3

    ResponderExcluir
  5. A Kirsten foi muito bem nos filmes do Aranha e também em Melancolia. Quando cresceu, continuou muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Verdade Vitor!

    Você fala isso da Kirsten Dunst porque não deve ter visto ela em Melancolia, As Virgens Suicidas, Maria Antonieta e... claro, Bring It On! rs

    (Também gostei dela naquele O Sorriso de Monalisa).

    ResponderExcluir
  7. Um dos meus favoritos <3

    E Vinnie, se eu não me engano, no livro o Armand é ruivo. Cara de anjo barroco e cabelo comprido no estilo da renascença (o livro dele é um festival de beleza veneziana e viadage sem fim).

    ResponderExcluir
  8. Verdade André, loiro é o Marius e o Lestat! hahaha.

    Eu li quase metade do Armand, mas no computador (aí é foda né?).

    Aceito doações.

    Sério gente.

    ResponderExcluir
  9. uHAUhauah morri com o Vitor.

    Mano, vc fala que ela é toda destalentada e aposto que vc assistiu tipo 4 filmes com ela, sendo 3 deles os do Spider Man (e vc se baseou na chatice da MJ rs) am I right?

    ResponderExcluir
  10. Os filmes dela que eu lembro de já ter visto foram:

    - Os 3 Sipider-Man
    - Elizabethtown
    - Todas as Garotas do presidente
    - As Apimentadas (rs)
    - Volta Por Cima

    Em todos ela está bem mais ou menos, rs.
    Às vezes a culpa é minha por não ter visto os filmes certos.

    ResponderExcluir
  11. Só viu filme mongo também! hahaha

    Aliás, é capaz de vc gostar de O Sorriso de Monalisa! go go go

    ResponderExcluir
  12. Acho que sobre vampiros e etc, o filme é o melhor do tema. Tipo, esfrega na cara de "Crepúsculo" o que é ser um filme de vampiro de verdade! Hahahaha

    Ah, sei que tem algumas coisas toscas como a maquiagem, cenários e tudo mais, mas também né? Foi feito há mais de 15 anos atrás, né? Eu até gosto disso. Traz um clima mais nostálgico, sei lá. Acho que combina...

    Agora, cara, Kirsten Dunst cresceu e e estragou? Que nada! Você já viu Melancholia? Maria Antonieta? Esses dois filmes são os meus prediletos com ela. Ela está ótima! Vale a pena dar uma olhada...

    Abs.

    ResponderExcluir