26/06/2012

Dark Shadows

Sombras da Noite
Ano: 2012
Com quem? Johnny Depp (A Janela Secreta), Eva Green (Cracks), Michelle Pfeiffer (Noite de Ano Novo), Bella Heathcote (In Time), Chloë Grace Moretz (Kick-Ass), Helena Bonham Carter (Clube da Luta), Jonny Lee Miller (Melinda e Melinda)... e uma pontinha da Hannah Murray (Skins).


Diretor: Tim Burton (Sweeney Todd)

É sobre o quê?
Barnabas Collins é o herdeiro de uma família rica, do século 16. Porém, isto não o impede de se envolver com uma das criadas de sua mansão, Angelique. Quando a mulher, que é uma bruxa, descobre que o coração de Barnabas pertence a outra, ela amaldiçoa toda sua família, transforma Barnabas em um vampiro e o aprisiona em um caixão. Quase 200 anos depois (nos anos 70), o vampiro consegue se libertar e decide se reaproximar dos descendentes da família Collins.

Eu gostei de: 
A ideia, que é baseada na série americana de 1966, já interessante por si só. Quando eu vi que fariam um filme deste tipo e com Tim Burton na direção, meus olhos brilharam. Não vou ficar citando os aspectos técnicos do filme, mas posso afirmar que eles são bons, como efeitos, fotografia, trilha sonora (que é bem old school), cenários, figurinos etc (acabei citando, rs).

O filme de modo geral é divertido de assistir. A maioria das cenas cômicas funcionam - essa história de alguém do passado tentando compreender as coisas modernas sempre são engraçadas, né?. Outra coisa que nos faz rir, é o comportamento dos personagens, que são todos freaks.


Eles são diferentes e excêntricos. Isoladamente, você consegue gostar de todo mundo ali. O Barnabas, a psiquiatra bêbada, a filha revoltada, a governanta fofa, os criados etc. Mas quem eu mais gostei foi a bruxa Angelique, não só porque eu adoro a Eva Green (e ela está diferente do que estamos acostumados), mas porque ela foi a única personagem realmente bem desenvolvida e aproveitada na história. Já o resto....



Eu não curti:
Olha... me desculpem os fãs de Tim Burton (eu também gosto), mas o que foi este filme? What a mess! Bem que eu suspeitei quando assisti ao trailer pela primeira vez, por isso já nem fui com muitas expectativas, rs.

O filme em si é uma comédia. Mas há partes de drama, de mistério, de romance... só que tudo bem.cagado. No fim das contas não sabemos o que diabos estamos vendo. Por ser tudo bem caricato, a parte comédia funciona bem... é bem pastelona, mas não é infantil por causa da linguagem mais adulta, rs. Já o romance não convence, o drama é fraco demais e o mistério... na verdade o mistério é: porque ninguém leu o roteiro antes das filmagens?


Parece uma junção porca de vários sketches do Saturday Night Live. Ou, quem sabe, de vários episódios de uma série cômica dos anos 60 ;)

A história parece toda sem propósito. Tudo parece jogado e na metade do filme já não temos estímulo para continuar assistindo. Você não vai se importar com o destino dos personanges, se alguém pode morrer, se o Barnabas vai ter sucesso... (sucesso em quê mesmo?); este vampiro quer tantas coisas que no fim não sabemos mais o que ele quer. Por isso gostei da vilã, pelo menos ela tem um objetivo: foder com tudo.

Lembra que eu falei que os personagens são legais isoladamente? Falei isso porque eles são extremamente mal aproveitados na trama central. Tão lá só pra fazer graça. E eles tem as traminhas paralelas MAIS ALEATÓRIAS do mundo.


quem já assistiu sabe do que eu to falando rs

E vale a pena?
Olha, não muito. Se você ri bastante com pouca coisa, vai achar este filme muito mais divertido que eu. Eu achei graça em várias piadinhas, mas elas não foram suficiente pra me manter interessado. O filme tem quase 2 horas, e depois da primeira hora eu já tava quase bocejando. Não acho que valha ver no cinema, mas pra ver em casa, largado no sofá, tá ótimo.

Quando passar na televisão e eu estiver entediado e sem sono, com certeza assisto de novo (não vou negar, rs).

Você vai gostar se...
Gosta de histórias de fantasia, com magia e criaturas ~da noite~. Se você contenta com algumas cenas engraçadas. Se você é a-loca-do-Johnny-Depp (50% das garotas de 18 a 25 anos), se você é o-loco-da-Eva-Green (...eu...), ou se simplesmente quer ver este elenco lindo junto, pode ser que curta Dark Shadows.

Ou se você adora esse lado ~colorido~ do Tim Burton, saiba que Dark Shadows é estilo a Fábrica de Chocolate, mas um pouquinho melhor.

Em um apelo: Tim Burton, por favor, volte pro lado dark da força! Cadê roupas góticas, cadê piadas mórbidas, cadê olheiras!?

(Edward + Sleepy Hollow + Sweeney Todd > Fábrica de Chocolate + Alice + Dark Shadows)



Sobre o Autor:
VinnieVinnie. Eu não tenho filtros e vejo qualquer tipo de coisa. Gosto de drama, ação, terror, comédia e não tenho preconceitos (vou de cult a blockbusters e trashões). Sou fanático por premiações e futilidades de Hollywood. Odeio spoilers mais que tudo. [Perfil completo]

25 comentários:

  1. :O
    Que decepção....broxei em querer assisti-lo. :S

    ResponderExcluir
  2. se alguém tinha alguma expectativa com esse filme, você acabou com todas KK

    ResponderExcluir
  3. hahaha. Po gente desculpa.

    Sei de gente que parece q gostou sim viu. Mas suspeito que são aqueles fãs cegos que gostam só pq é Tim Burton + Johnny Depp.

    ResponderExcluir
  4. Achei o filme legalzinho. E o problema é justamente esse: tudo no filme rola no diminutivo, entende!? É draminha, humorzinho, romancezinho, terrorzinho... Nada é de verdade, nada é pra valer. O que acaba fazendo com o que o filme seja bem descartável e vários atores talentosos sejam desperdiçados (como a Heleninha, a Chloe, o Johny Lee Miller - os únicos atores que foram razoavelmente aproveitados foram o Depp, a Michelle e a Eva).

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não tinha ficado muito entusiasmada pra ver esse filme desde do trailer ( e olha que eu sou louca pela Eva, o Depp, a Helena e o Tim! do tipo looouuca..) depois desse post menos ainda. Vou mandar pro fundo da caixa "must see" ... não quero ser desapontada pelos meus ídolos.. T_T

    ResponderExcluir
  6. Concordo em tudo o que você falou. Fiquei a maior parte do tempo perguntando o que eu tava assistindo e o por quê. Achei a parte do romance meio random e sem graça... As cenas de comédia ainda funcionaram mas adorei mesmo a trilha sonora e a personagem da Chloe, bem porra louca, apesar de mal aproveitada.

    ResponderExcluir
  7. Como a Hannah tá no filme? Queria ver mais por causa dela rs

    ResponderExcluir
  8. aparece por uns 2 minutos só :P (é uma hippie)

    ResponderExcluir
  9. Ôoo gente, eu gostei do filme. Achei a atuação de Jony Deep o máximo (sim, aço parte do grupo de mulheres entre 18 e 25 anos que gosta dele \o/), Michelle Pfeiffer está ótima também, além de gostar dos efeitos e enredo. Entretanto concordo quando Vinne disse que alguns personagens são mal aproveitados, como é o caso da DRª drogada, até hoje não sei qual era sua real importância naquela família. Outra coisa que também concordo foi o romance, nesse ponto ele também teve falhas, foi muito fraco, nem água com açúcar foi.
    Uma coisa é fato: Tim Burton não explorou direito as ferramentas que ele tinha em mãos e não fez um dos melhores filmes de sua carreira.
    Mas mesmo diante desses pontos negativos eu recomendo o filme.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, achei o filme muito fraco para os padrões de Tim Burton. Sinceramente, o filme ficou tão aleatório que quando terminou fiquei na cadeira do cinema com cara de tacho e um 'oi? Cadê o final?'. A caracterização dos personagens foi superficial. E eu torci para a vilã foder com todos! Eva é a melhor! Eu acho que o Burton foi entregando os mistérios do filme com muita rapidez,sabe? Gostei tbm da Pfeiffer, ela estava foda nesse filme...

    ResponderExcluir
  11. ACHEI UMA GRANDE MERDA ESSE FILME. E, Vinnie, não sei COMO você conseguiu rir de alguma piada, sério mesmo. Aposto que vc falou que se divertiu UM POUCO só pros fãs do Tim Burton não se revoltarem totalmente com vc!!! Eu só assistiria de novo pra falar mais mal.
    2,5 pizzas???? Ninguem perguntou mas eu daria no máximo uma azeitona!!

    ResponderExcluir
  12. LOUCAAAA hahaha.

    Eu até ri sim de umas coisas ué. Não falei isso por causa dos fãs de Tim Burton. Acho que vc tá revoltada pq tá amarga e não sorri mais. BOOM apelando.

    ResponderExcluir
  13. "Ninguem perguntou mas eu daria no máximo uma azeitona!!"

    Luana <3

    ResponderExcluir
  14. Quero assistir de novo com vc então. Vou ficar olhando pra sua cara pra ver em qual momento vc ri!!!! Quero jogar uma pizza na sua cara!!

    ResponderExcluir
  15. Meu, não vou rir duas vezes da mesma coisa né!

    As piadas são engraçadinhas... mas INHAS mesmo. Aposto que até vc riu de umas coisas e não quer admitir. Tipo com o M do mcdonald's lá rs

    ResponderExcluir
  16. HAUHAUHAUHA mentira! ri NO MAXIMO com ele quebrando a tv, mas ja tinha visto a cena antes de ver o filme, então....
    (vai comigo viajar pra mogi dia 6)

    ResponderExcluir
  17. o filme é muito bom
    é que vc não entendeu as tiradas de humor com os anos 70
    vc é mais um daqueles "criticos" que querem atrair publico pro seu blog falando que os filmes são medianos para seu gosto tão superior
    afinal vc até tem um blog falando sobre o assunto
    arrma um emprego

    ResponderExcluir
  18. Querido Beto, fã óbvio de Tim Burton (you must be new here).

    Primeiro: Eu entendi as piadas por isso disse que o filme era engraçadinho, só não achei o roteiro engraçado o suficiente para carregar o filme todo.

    Segundo: Minhas opiniões são extremamente honestas. Não escrevo aqui para pagar de cult, nem nada. Dei nota 5 mesmo pra Sucker Punch, e 4 para filmes como Like Crazy e God Bless America (todos muito melhores que Dark Shadows).

    e terceiro: O blog é um hobby (tanto para mim quanto para meus amigos), não é a minha profissão. Sou formado em Biotecnologia pela UFSCar e faço mestrado em Gestão Ambiental. Quando não estou escrevendo minha dissertação, estudando para provas, no laboratório, conduzindo experimento em casa de vegetação ou lavando uma boa louça, eu comento aqui no blog. Então não se preocupe com a minha vida financeira ou profissional.

    Em uma frase de orkut: "Da próxima vez, critique a minha crítica e não a minha pessoa".

    ResponderExcluir
  19. AHAHAHAHAHA esse Beto invejoso.

    ResponderExcluir
  20. hauhauhuaha sério anderson? vc gostou mesmo?? DUVIDO MUITOOO!!!

    ResponderExcluir
  21. Ah, eu gostei... assisti ontem sozinha no cinema porque o pessoal quis ver a era do gelo 4 e porque o filme era legendado e só eu gosto e vamos combinar que os filmes do tim não são lá grendes suspenses e essas coisas mais é o que vimos em todos os outros filmes dele como a noiva cadaver e o estranho mundo de jack.

    ResponderExcluir
  22. nossa DUVIDO que ele gostou de verdade

    ResponderExcluir
  23. BOM EU TENHO 15 ANOS E AMO O JOHNNY DEPP SE EU PUDESSE IRIA PARA A EUROPA SO PARA CONHECE LO PESSOALMENTE.AMO O JOHNNY DEPP

    ResponderExcluir