10 de jun de 2012

Tinker Tailor Soldier Spy

O Espião que Sabia Demais
Ano: 2011
Com quem? Gary Oldman (O Livro de Eli / A Garota da Capa Vermelha), Colin Firth (Mamma Mia / Direito de Amar), Tom Hardy (Guerra é Guerra / A Origem), Benedict Cumberbatch (War Horse / Sherlock), Mark Strong (Sherlock Holmes).


Diretor: Tomas Alfredson (Deixe Ela Entrar)

É sobre o quê?
A história se passa no período da Guerra Fria. George Smiley tem um dos postos mais altos no Serviço Sercreto britânico, porém é forçado a se aposentar. Seu ex-chefe suspeita da existência de um agente duplo  russo na inteligência britânica e convoca George para identificar o tal espião. Rapidamente George percebe que ele pode ser um dos seus companheiros de longa data.

Eu gostei de: 
Bom, eu não li o livro (de 1974), então não posso ficar fazendo comparações aqui. Mas sei que o fato da adaptação para roteiro ter sido indicada ao Oscar, significa que não foi uma adapatção porca. rs

Eu achei a trama muito inteligente e bem contada. Aquelas coisas de espião/detetive, com vários interrogatórios, coleta de evidências, associações lógicas, suspeitas etc. Isto é a coisa mais interessante no filme: tentar descobrir quem é o tal agente duplo, ou se é que ele realmente existe mesmo. O final é lindo.

O elenco é todo muito bom. Quem eu mais gostei foi o Colin Firth, que aparece pouco, mas rouba todas a cenas em que participa <3


Outros que conseguiram se igualar a esses atores ~top~ foram o Tom Hardy e o Benedict Cumberbatch (aliás, ele é o que mais aparece no filme) e com certeza tinham os personagens mais carismáticos da história.

TOM "HOT MESS" HARDY

Eu não curti:
Por mais que esteja evidente que o filme é bom, e que a trama seja interessante e envolvente... eu não consegui me prender ao filme de jeito nenhum.

Não sei se meu cérebro está danificado por causa do feriado, mas eu me senti extremamente burro assistindo isso aqui. O filme é leeeento, mas os diálogos são muito rápidos e se eu boiasse por uns 10 segundos (pensando no meu almoço), eu já me perdia completamente e tinha que voltar a cena. Voltei muitas, muitas vezes e nas outras eu simplesmente desencanei de entender e pensei: "aaah vão explicar melhor depois". Só que não. haha.

Eu não gostei também do Gary Oldman no filme (FALEI hahaha). Claro que ele é um puta ator (o melhor pra fazer vilões), mas acho que a indicação ao Oscar dele poderia ter sido por diversos outros trabalhos, menos por este aqui. Ele é basicamente um robô o tempo todo (talvez seja essa novidade).

"Plift Ploft Still, a porta se abriu!"

E vale a pena?
Depende do que você está procurando. Se você leu o livro, ou está disposto a botar a cabeça pra funcionar e ficar atento a todos os detalhes do filme, vá em frente. Mas, se assim como eu, você não tiver muito compromisso com a história, vai boiar mais que em aula de estatística com powerpoint.

Você vai gostar se...
Curte filmes de espionagem, mas não daqueles cheios de ação e sim com muita conversa e pessoas juntando peças de um quebra-cabeça. Se é daqueles que vivem reclamando que "o roteiro subestima o espectador", pode ter certeza que não é este o caso. Ou se você é daqueles tiozões que chamam todo mundo de comunista, pode achar isso aqui bem interessante...

Em uma prova de que existe tumblr de tudo neste mundo: http://fuckyeahtinkertailorsoldierspy.tumblr.com



Sobre o Autor:
VinnieVinnie. Eu não tenho filtros e vejo qualquer tipo de coisa. Gosto de drama, ação, terror, comédia e não tenho preconceitos (vou de cult a blockbusters e trashões). Sou fanático por premiações e futilidades de Hollywood. Odeio spoilers mais que tudo. [Perfil completo]

0 comentários:

Postar um comentário